terça-feira, 12 de novembro de 2013

Modelo de Cor


 Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor. Por outro lado, quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelo de cor, está-se a criar o seu espaço de cor. Neste espaço cada cor representa uma cor diferente. 


   Importância dos modelos de cor

   Os modelos de cor tem como objectivo oferecer a especificação de cores de uma forma standard. Estes fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor, mas quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelo de cor, está-se a criar o seu espaço de cor em que cada cor representa.






  • Modelo aditivo: Neste modelo a ausência de luz ou de cor corresponde a cor preta, enquanto que a mistura das outras cores como a vermelha, a verde e a azul  indicam a presença da luz ou da cor branca


  • Modelo subtrativo: Neste modelo a mistura de cores cria uma cor mais escura, pois sao absorvidos mais comprimentos de onda subtraindo-os a luz. A ausência de cor corresponde ao branco o que significa que todos os comprimentos de onda não são absorvidos mas reflectidos.








Existem vários modelos de cor:

  •    RGB-  é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.




  •    CMYK-  é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto(Black). O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia.




  •    HSV-  é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes matiz, saturação e valor/brilho. Esse sistema de cores define o espaço de cor conforme descrito abaixo, utilizando seus três parâmetros:
    1. Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%.
    2. Saturação: Também chamado de "pureza". Quanto menor esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%.
    3. Valor (brilho): Define o brilho da cor. Atinge valores de 0 a 100%.






  •    YUV- é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V = red - Y). Consiste no modo de transmissão vídeo de componentes separadas que utilizam três cabos diferentes para fazer transitar as informações de luminância (luminosidade) e dois para as componente de crominância (cor). Uma conexão YUV permite oferecer uma qualidade de vídeo óptima, enviando simultaneamente as 576 linhas da imagem, sem entrelaçamento (de uma só vez).











Bibliografia:

http://farm1.static.flickr.com/48/127016485_47a3fa84c2_o.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiql2jdFJyK16rIvzuiw3y6nhyphenhyphenGiURfHDhZX1VVgjw8vzqjkW_FpQtTbDixgS-45_YoFXLi0UBFWqRQhcdunOHI5-4mDwWszaKWNVUyLyLNefZ0egN3thJnSdfZFZBd7ZYrhyphenhyphen6Gh5ZVf0_m/s1600/Capturar.PNG
http://help.adobe.com/pt_BR/illustrator/cs/using/images/cl_01.png
http://help.adobe.com/pt_BR/illustrator/cs/using/images/cl_02.png
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/21/Hsv_sample.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRS3ov8auQpREeZJH2xu2yulmkFeLVGIfFoTkEjbkX7MYxBK5hrZlIM7ZGBQoSK_68Y-YE9rPzebK22EvrpsHKAa3pW7dC9lZWtWmkCjtC1rZEd9TdoEhJkaIvY6Lv9btO8Q2ohQ7laN7t/s1600/450px-HSV_Color_Cone.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimO8N-PGoIU2YzFTExY2f4_mQ_SmLey-yKnFTbm6OiZJACRHm8nwx6NGDOE55A-Z-Pd9MMMR35w-zdnBDakY2LQJWcOEjmmwxKS6Ai2A8fiNXrpxV_mFSGCpPpurRBbQnWASmLGOIqUxIt/s1600/1df127_0babf19110a0e9553b12b4a2323e951c.jpg

uma cor diferente.
 

Blogger news

Blogroll

About