terça-feira, 22 de abril de 2014

Programação Ficha 1

Programação:

É o  instrumento essencial ao funcionamento dos sistemas informático.




Linguagem de programação: 

É um método padronizado para comunicar instruções para um computador.
Esta linguagem é dividida em liguagens de alto nível e de baixo nível.
A linguagem de alto nível é aquela mais próxima da linguagem humana e a linguagem de baixo nível é a que está mais próxima do hardware ou nível máquina.
Existe também a linguagem-máquina, linguagem assembly e linguagens de alto nível.

A linguagem-máquina está em contacto com o hardware 
A linguagem assembly é considerada uma liguagem de baixo nível.



Como linguagem de alto nível temos por exemplo o visual basic, pascal, etc.





Diferença entre algoritmo e programa:



Algoritmo é a forma como se concebe e organiza a sequência de operações ou instruções de um programa para resolver um determinado problema ou alcançar determinados objectivos.
 Um programa de computador é essencialmente traduzir um algoritmo para instruções capazes de serem expressas e executadas em computador.






História da programação:


Ada Lovelace é historicamente considerada a primeira programadora. Ela foi a primeira a desenvolver um algoritmo para implantação em um computador, a máquina de análise de Charles Babbage, em outubro de 1842.



Em 1842 Charles Babbage foi convidado a ministrar um seminário na Universidade de Turim sobre sua máquina analítica. Luigi Menabrea, um jovem engenheiro italiano e futuro Primeiro-ministro da Itália, publicou a palestra de Babbage em francês e esta transcrição foi posteriormente publicada na Bibliothèque universelle de Genève, em 1842.
Babbage pediu a Ada para traduzir o artigo de Menabrea para o inglês, adicionando depois a tradução com as anotações que ela mesma havia feito. Ada levou grande parte do ano nesta tarefa. Estas notas, que são mais extensas que o artigo de Menabrea, foram então publicados no The Ladies' Diary e no Memorial Científico de Taylor sob as iniciais "AAL".
Em 1953, mais de cem anos depois de sua morte, as notas de Ada sobre a máquina analítica de Babbage foram republicadas. A máquina foi reconhecida como um primeiro modelo de computador e as notas de Ada como a descrição de um computador e um software.
As notas de Ada foram classificadas alfabeticamente de A a G. Na nota G ela descreve o algoritmo para a máquina analítica computar a Sequência de Bernoulli. É considerado o primeiro algoritmo especificamente criado para ser implementado num computador, e Ada é recorrentemente citada como a primeira pessoa programadora por esta razão . No entanto, a máquina não foi construída durante o tempo de vida da Condessa de Lovelace.

3º Período :)

  Estamos de volta para mais um período. Iniciaremos com uma nova unidade programática - a Programação. Este período iremo-nos empenhar mais e isso vai-se consumar numa matriz evolucional relativa ao período passado.
  Esperemos que gostem dos trabalhos a realizar.
 

Blogger news

Blogroll

About