sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Cor


A cor é uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais e que é interpretada no cérebro. Trata-se de um fenómeno físico-químico em que cada cor depende do comprimento de onda.
Os corpos iluminados absorvem parte das ondas electromagnéticas e reflectem as restantes. Essas ondas reflectidas são captadas pelo olho e, dependendo do comprimento de onda, são interpretadas pelo cérebro. Em condições de pouca luz, o ser humano apenas consegue ver a preto e branco.

A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projectada na retina. Feita então esta projecção o cérebro terá que processar o que observou. Desta forma, os olhos são os sensores de toda a visão.




A visão pode ser de dois tipos:

Escotópica: visão Escotópica capta baixos níveis de luminosidade e não é sensível ao comprimento de onda, não detectando a cor. Este tipo de visão é utilizado durante a noite (ou em ambientes escuros), onde o olho passa a ser mais sensível ao azul. Os sensores utilizados pela visão escotópica são os bastonetes, existindo apenas um tipo são cerca de 100 milhões em cada olho.



Fotópica: Visão Fotópica é o termo cientifico que se dá á visualização das cores por parte do olho humano, durante o dia e em condições normais de luminosidade. Este tipo de visão só funciona para elevados níveis de luminosidade e é sensível ao comprimento de onda (sensível à cor). A luz que é projectada na retina e é interpretada pelos cones. Em cada olho existem 5 milhões de cones distribuídos por três tipos, um distingue os vermelhos (64%), outro os verdes (32%), e o ultimo distingue os azuis (2%).



Visão escotópica e fotópica




Bibliografia:
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdSQ0yOdClK_c2ONxRdsj7oLSzqA6b1Ct1lu6LiMWtk9kk5xgthLY-3qEq6ZO2XzCZoTZA1LJjnzyRUjDOcLsF00lb2AyXrhOT9Cv5Ckf2-BheHOekLKJTDzmunK2JRa3M9QUuZ6iYPbo/s1600/Capturar.PNG


Uma imagem vale mais que mil palavras

   Esta citação mostra-nos que de facto uma imagem nos pode transmitir muito mais do que meras palavras.
Ao observarmos uma imagem, vários sentimentos despertam em nos, variando conforme o observador. 
Deixamo-vos agora com algumas imagens que podem suscitar diferentes sentimentos.



   Sentir, sinta quem vê!









Bibliografia:
http://i298.photobucket.com/albums/mm258/Claudiu_2008/12%20Claudiu/Awesome_Nature7.jpg
http://wallike.com/sunset-beautiful-beach.html
http://onebigphoto.com/uploads/2013/01/furious-power-of-nature.jpg

Imagem

Imagem: é a representação visual de um objecto através de técnicas da fotografia, da pintura, do desenho, do vídeo ou de outras disciplinas.



   Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrónicos.

   A imagem digital pode ser usada nos campos industrial e comercial como nos campos cientifico, pedagógico, etc...
Estas podem ser impressas em revistas, jornais, gravadas em suportes físicos, editadas e manipuladas com a ajuda de programas informáticos.






Bibliografia :
http://www.hdwallpaperstop.com/wp-content/uploads/2013/02/Digital-Number-Wallpaper.jpg

Unidade 3- Imagem



Iniciamos hoje um novo tema da unidade 3, a imagem. 

 

Blogger news

Blogroll

About