sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Cor


A cor é uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais e que é interpretada no cérebro. Trata-se de um fenómeno físico-químico em que cada cor depende do comprimento de onda.
Os corpos iluminados absorvem parte das ondas electromagnéticas e reflectem as restantes. Essas ondas reflectidas são captadas pelo olho e, dependendo do comprimento de onda, são interpretadas pelo cérebro. Em condições de pouca luz, o ser humano apenas consegue ver a preto e branco.

A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projectada na retina. Feita então esta projecção o cérebro terá que processar o que observou. Desta forma, os olhos são os sensores de toda a visão.




A visão pode ser de dois tipos:

Escotópica: visão Escotópica capta baixos níveis de luminosidade e não é sensível ao comprimento de onda, não detectando a cor. Este tipo de visão é utilizado durante a noite (ou em ambientes escuros), onde o olho passa a ser mais sensível ao azul. Os sensores utilizados pela visão escotópica são os bastonetes, existindo apenas um tipo são cerca de 100 milhões em cada olho.



Fotópica: Visão Fotópica é o termo cientifico que se dá á visualização das cores por parte do olho humano, durante o dia e em condições normais de luminosidade. Este tipo de visão só funciona para elevados níveis de luminosidade e é sensível ao comprimento de onda (sensível à cor). A luz que é projectada na retina e é interpretada pelos cones. Em cada olho existem 5 milhões de cones distribuídos por três tipos, um distingue os vermelhos (64%), outro os verdes (32%), e o ultimo distingue os azuis (2%).



Visão escotópica e fotópica




Bibliografia:
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdSQ0yOdClK_c2ONxRdsj7oLSzqA6b1Ct1lu6LiMWtk9kk5xgthLY-3qEq6ZO2XzCZoTZA1LJjnzyRUjDOcLsF00lb2AyXrhOT9Cv5Ckf2-BheHOekLKJTDzmunK2JRa3M9QUuZ6iYPbo/s1600/Capturar.PNG


Sem comentários:

Enviar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About