sexta-feira, 21 de março de 2014

Som- Ficha 1




  O som é a propagação de uma onda mecânica em meios sólidos, liquídos e gasosos, sendo um fenómeno físico causado pela vibração da matéria.


  O áudio digital consiste na representação digital de uma onda sonora por meio de um código binário. Os formatos de ficheiros de áudio digital podem ser comprimidos ou não comprimidos. 

 Os formatos de ficheiros de áudio digital comprimidos comprimem dados com o intuito de diminuir o tamanho deles. 
  Formatos como APEFLAC e M4A são conhecidos como lossless e outros como wma  são capazes de comprimir áudio sem perder qualidade.Porém, também há formatos com perdas como Motion Picture Experts Group (MPEG-uma família de standards para áudio e video)Quick Time Audio (qt ou mov); Windows Media Audio (wma).
  
  Os formatos de ficheiros de áudio digital não comprimidos garantem qualidade máxima, pois não modificam nenhum bit do original. Exemplos: 

  • Waveform Audio (wav): é o formato de áudio digital nativo do sistema operativo Windows;
  • Audio Interchange File Format (AIFFou aif)é o formato de áudio utilizado pelo sistema operativo da Apple; 
  • Audio (au)é um formato de áudio digital utilizado pela Sun e pelo sistema operativo Unix;
  • Sound (snd)é um formato semelhante ao formato áudio (au) e inicialmente utilizado pela Apple;
  • Musical Instrument Digital Interface (midi): é um standard que permite conectar sintetizadores, teclados eletrónicos e outros instrumentos eletrónicos ao computador;
  • Compact Disc Digital Audio (cda)é um formato usado para codificar música em discos comerciais



Relatório da visita de estudo

Na ultima terça feira realizamos uma visita de estuda a UTAD. Nesta visita observamos as instalações de multimédia, quer do canal televisivo da universidade quer dos cursos de multimédia.

A viajem serviu como suporte para um melhor desenvolvimento do projeto em desenvolvimento da RadioWebTv, pois deste modo podemos entender melhor como deve funcionar e os equipamentos envolvidos nesta área.

Foi extremamente enriquecedora pois percebemos melhor como funcionam os aparelhos de multimédia bem como as atividades realizadas nestes locais.
 

Blogger news

Blogroll

About